Jutsu (術; Literalmente significa "habilidades/técnicas") são as artes místicas que um ninja utiliza na batalha. Para usar uma técnica, o ninja precisará usar seu chakra. Para realizar uma técnica, o ninja puxará e soltará as duas energias do chakra. Ao formar selos de mão, o ninja pode manifestar a técnica desejada. Devido ao número extenso de selos de mão e de diferentes combinações, existem milhares de técnicas possíveis a serem descobertas.
O Básico
Há três tipos básicos de técnicas: ninjutsu, genjutsu e taijutsu. Subcategorias existem, incluindo fūinjutsu, juinjutsu e senjutsu. Também existem habilidades de kekkei genkai que não são técnicas, mas habilidades herdadas que são passadas entre certos clãs (porém, elas podem ser usadas como base para certas técnicas, como o Makyō Hyōshō de Haku). Kekkei genkai também podem ser atribuídos a certas partes do corpo, como os dōjutsu.
Sem o controle apropriado de seu chakra, o ninja produzirá técnicas fracas ou ineficazes, o que resultará num esgotamento prematuro de seu chakra numa luta. Para manipular o chakra mais facilmente, selos de mão podem ser usados. Com esses selos de mão, usuários podem controlar seu chakra e técnicas com uma eficiência maior. Diferentes técnicas requerem diferentes selos de mão.
Classificações
Dependendo da dificuldade ou habilidade necessária para realizar uma técnica, elas são categorizadas diferentemente. Existem seis classificações para as técnicas:
Rank-E - aprendidas por estudantes da Academia. São as técnicas básicas e mais fundamentais para todos os ninjas.
Rank-D - Técnicas de nível Genin. Podem ser aprendidas por todos os genin, apesar de muitos ninjas aprenderem apenas seu "tipo" de técnica.
Rank-C - Técnicas de nível Chūnin. Algumas vezes aprendidas por genin que treinaram extensivamente.
Rank-B - Técnicas de nível Jōnin. Requerem níveis altos de chakra para serem usadas.
Rank-A - Técnicas de nível Jōnin ou Kage. Requerem grande controle do próprio chakra e podem ser proibidas.
Rank-S - Técnicas secretas, de nível extremo. São tipicamente únicas a um único usuário.
Kekkei Genkai, habilidades únicas a Habilidades Bijū normalmente não possuem uma classificação.
Ninjutsu (忍術; Literalmente significa "Técnicas Ninjas") é um termo que refere-se a quase toda técnica e permite ao usuário fazer algo que ele seria capaz de fazer de outra maneira, incluindo o uso de armas.
Genjutsu (幻術; Literalmente significa "Técnicas Ilusórias") são técnicas que são empregadas do mesmo modo que o ninjutsu, requerendo chakra e selos de mão. Porém, a diferença primária entre ambos é que os efeitos do genjutsu são ilusórios; ao invés de atacar o corpo da vítima, como taijutsu ou ninjutsu, técnicas de genjutsu manipulam o fluxo do chakra no cérebro da vítima, conseqüentemente causando uma perturbação nos sentidos. De acordo com o Segundo Mizukage, genjutsu entra adequadamente na categoria geral do Inton.
Essas técnicas são usadas freqüentemente para criar imagens falsas ou causar dor de um trauma (porque o corpo é induzido a acreditar que isso é dor); porém, existem vários outros usos dependendo da situação.
Taijutsu (体術; Literalmente significa "Técnicas Corporais") é uma forma básica de técnicas e refere-se a qualquer técnica que envolva artes marciais ou a otimização das habilidades humanas naturais. O Taijutsu é executado ao acessar diretamente as energias física e mental do usuário, contando com a resistência e força ganhas através do treinamento. Taijutsu tipicamente não requer chakra, apesar do chakra pode ser usado para fortificar suas técnicas, e geralmente dispensa selos de mão, ocasionalmente fazendo certos gestos ou poses, além de ser muito mais rápido de usar do que ninjutsu ou genjutsu. Taijutsu é colocado simplesmente como combate mão-a-mão.